quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína - Conheça, previna- se

Brasil

No Brasil, o Ministério da Saúde mantinha 36 pacientes sob observação, sendo que dois se enquadravam nos critérios de "suspeitos" de terem contraído a doença.

1 - Por que se chama gripe suína? A linhagem responsável pelo surto atual surgiu em criações de porcos e reúne genes de suínos que infectam suínos, aves e humanos.

2 - Há risco em comer carne suína? Comunicado do Minsitério da Saúde afima que o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas.

3 - Como ocorre a transmissão? Como qualqqquer gripe, pelo ar ou pelocontato com secreção de pessoas infectadas. No início houve transmissão de porcos doentes para humanos.

4 - Existe tratamento? Há antivirais eficazes, mas devem ser aplicados até 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.

5 - Como prevenir? Não há evidência de que a vacina atual produza efeito contra a doença. Existem estudos do uso preventivo do tratamento com o vírus influenza desenvolvido em 2005 para prevenir a gripe aviária.

6 - É recomendável ter os antivirais em casa? Não. O uso indiscrimado de medicamentos pode criar vírus resistente.

7 - Como saber se estou com a gripe suína? A pessoa deve ficar desconfiada se esteve em um dos países com circulação do vírus nos últimos dez dias (até agora, Mèxico, EUA, Canadá e Espanha) e apresentar febre repentina acima dos 38° C além desses outros sintomas: dificuldade respiratória, dor de cabeça, do muscular e nas articulações.

8 - Qual exame detecta a doença? Um teste rápido confirma se a pessoas foi infectada pelo vírus da gripe. Para saber se o vírus pertence a nova cepa são necessários exames genéticos que demoram alguns dias.

9 - Posso viajar par aos países com case da doença? Sim até agora o Brasil e a OMS não restringiu as viagens para os EUA - não recomenda o México -. A pessoa tem que levar máscara, evitar aglomeração, lavar sempre as mãos e não se aproximar de pessoas infectadas.

10 -Caso não possa adiar uma viagem que devo fazer? Levar e usar máscara cirúrgicas em locais afetados, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e contatos com doentes.

Sem comentários: